Anjos Visitantes

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

II- AMOR




Quando o ser humano ama, para ele aquele sentimento é o mais forte, o mais real e inigualável. Não existe maior amor que o seu...ai de quem duvidar...e quando esta pessoa sofre uma dor de amor?...pior ainda..."vou morrer", "não posso viver sem esse amor", não vou amar mais ninguém" ou  "não vou amar mais ninguém como amei esta pessoa"....etc.....
O tempo, ah esse tempo!!! é o melhor remédio para todos os males, e como!!! O indivíduo começa a gostar de outra pessoa e ... começa tudo de novo: "agora sim, estou amando de verdade",  "aquela pessoa que me magoou nunca foi amor, pois agora é que encontrei o meu verdadeiro amor... este é o amor mais verdadeiro, o mais forte de todos os que tive até o momento"...
Até o momento é claro, pois depois virão outros e outros até achar o par perfeito. O ser humano sempre irá achar que o novo amor é o maior, é o mais forte, pois esta procura é constante e acreditar que desta vez acertou é o que ele desejaria que fosse.
Pois bem, o ser humano pode amar quantas vezes for e quiser, todas as vezes serão diferentes umas das outras...E por que? Simples,  hoje você não é a mesma pessoa que foi a dez anos atrás, como não será a mesma pessoa daqui há dez anos. Todas as nossas células, cada fio de nosso cabelo e até as unhas, estão sempre se modificando, as células envelhecem...morrem...e se renovam com outras novas células, os cabelos caem para nascerem outros novos ou até mesmo, para não nascerem mais, as unhas são cortadas e renovadas através do seu crescimento.
Internamente, também acontece isto, nós nos modificamos, nos aperfeiçoamos, não pensamos da mesma forma de quando éramos criança. O ser humano ele evolui e se desenvolve mentalmente, isto não significa que é um ser de várias personalidades, mas sim que como tudo no mundo há um crescimento, um desenvolvimento, um amadurecimento e o conhecimento nos leva a este caminho.
"Quando sou criança...falo como criança e penso como criança, quando me torno adulto...falo e penso como adulto... este é o ciclo normal da vida."
Por tal fato, o sentimento também é amadurecido conforme as experiências obtidas no decorrer da vida. E portanto, não existe uma amor igual ao outro, nem maior e nem menor, nem melhor ou pior, simplesmente existe um amor dentro de um coração que bate...não dá para questionar ou medir o tamanho, a força e o valor deste amor...somente o tempo para dizer o quanto durará e se é a "alma gêmea" que encontrou seu par.
Não comandamos tais sentimentos, nasce, cresce sem pedir nossa permissão e não conseguimos explicar o por que, é coisa de tato, de pele, como diz o poeta.
Há semelhanças também no que se refere ao termino de um sentimento, ou de um relacionamento, não conseguimos explicar os "por ques", simplesmente acontece mudanças comportamentais diante de tal sentimento, ou é o tempo que desgasta o relacionamento, ou as "máscaras" caem, pois não há "máscara" que dure para sempre!!!
O tempo pode ser o seu maior aliado como o seu pior inimigo... isto só o tempo dirá!
Segundo o médico psiquiatra e psicólogo suiço, Carl G.Jung : " A Persona é um complicado sistema de relação entre  a consciência individual e a sociedade; é uma espécie de máscara destinada, por um lado, a produzir um determinado efeito sobre os outros e por outro lado a ocultar a verdadeira natureza do indivíduo..." (retirado do livro: "O EU E O INCONSCIENTE" do autor Carl Gustav Jung- página 68).
Como Jung explica, o indivíduo costuma usar "máscaras", todo primeiro encontro entre um casal, ambos estarão usando "máscaras" como forma de auto proteção, conforme o tempo passa, as tais "máscaras" vão sendo modificadas, para agradar o ser amado, como máscara de gentilezas, máscara de muita compreensão, sempre uma "máscara" que venha agradar ao outro. Mas como tudo na vida, a verdadeira face um dia será mostrada e se houver um verdadeiro amor entre o casal, nada poderá separar, mesmo vendo a verdadeira realidade, pois o amor a tudo vence, até aos pequenos defeitos humanos que somos.
A couraça, a armadura que servia como escudo de proteção, de forma que não mostrava seu verdadeiro Eu acaba caíndo, se desnudando e mostrando a sua verdadeira realidade. Quando o amor é forte e está acima das aparências e defeitos, sobreviverá ao desnudamento do Eu, e assim conseguirá vêr sua alma, seu interior, suas reais qualidades e virtudes, continuará firme e forte, como um verdadeiro amor deve ser.
Mas se o relacionamento estava baseado somente nas "máscaras" que escondem o verdadeiro Eu,  mais defeitos que virtudes, mais vícios que qualidades, mesmo sendo um ser humano que não é toda uma perfeição, mas o que agradava era apenas uma "máscara", a tendência com o passar do tempo é os olhos que enxergam a alma,  a começar vêr esta pessoa como se fosse uma outra pessoa, totalmente diferente daquela que conhecer através das fantasias mentais que haviam em torno daquele romance, as "máscaras", as "couraças"...caem por terra e a nudez faz vêr o que os olhos da alma, por algum tempo, não queria e não quis enxergar.
São para tais situações que é usado aquele antigo provérbio: "O pior cego é aquele que não quer vêr.",  pois a realidade pode ser muito diferente do sonho em que o castelo foi erguido...somente com água e areia, chega o mar, o vento e tudo se desmorona.
O amor está acima de todas as coisas materiais, está acima de tudo, pois o verdadeiro Amor vem através do Criador, tudo que se baseia na sinceridade, na virtude, no respeito, na compreensão através deste amor é forte, sólido e nada pode destruir, pois castelos feito com bases sólidas, com boas estruturas, olhando o outro como um ser de muitas virtudes mas também com falhas, digno também de errar, isto pode ser considerado o Verdadeiro Amor ou a chamada e tão sonhada "Alma Gêmea", que diga-se de passagem, não é fácil encontrar. A "alma gêmea" é eterna e vai além dos limites da vida e da morte, superior a todos os sentimentos vividos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário